Software Biológico

Na semana passada, cientistas americanos deram vida a uma ex-bactéria, uma célula sem material genético, transplantando a ela um genoma sintético. Diz-se que é um dos maiores feitos científicos da história. Pois bem. No Jornal da Tarde de 21/5, o repórter usou um bom recurso para tornar claro o procedimento dos pesquisadores. Pensando no genoma Leia mais… »

Pra que ler jornal de papel?

[texto publicado originalmente no Digestivo Cultural] As pessoas em geral parecem pensar uma só coisa a respeito dos jornais de papel (penso em O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e semelhantes): eles seriam excessivos. Isso se traduz de muitas formas: ou o jornal é parcialmente ou totalmente desnecessário (porque o leitor se informa por outros meios) ou ele é pesado demais ― Leia mais… »

A arte contra a natureza

A Piaui #44 perfilou um artista contemporâneo brasileiro, Cadu Costa, apresentando algumas de suas obras. O perfil foi publicado na Esquina, seção de textos curtos e bem-humorados que abre a revista. Meu problema com essa reportagem em particular é que o bom humor dela toda me pareceu ser fundado em preconceitos sobre arte contemporânea. Ao longo do Leia mais… »

Ideia de Si

Na Bravo! de maio, saiu um perfil do fotógrafo Bob Wolfenson, feito por Armando Antenore. Wolfenson trata da sua arte, mas ao falar dela evidencia uma tensão que é própria do jornalismo como um todo, e talvez do documentarismo e de algumas estirpes da produção artística. Acredito com a mesma facilidade que quando ele fala da Leia mais… »