“A internet não é um percurso. É o mar aberto. (…) uma das utilidades que vi nos jornalões: me manter em um rumo (…). Nessa sugestão de caminho, encontramos a segunda utilidade: ao longo das editorias, sou apresentado a assuntos que eu não procuraria virtualmente, e, assim, nunca saberia deles. (…) A internet é como o mar de certo conto de Poe: te drena em uma espiral e te afunda. No fim das contas, ela te dá mais e mais de você mesmo.“
“YouTube faces a huge obstacle: very short videos are unlikely to hold interest when watched in long sequences. (…) The end of a program — whether it has lasted two minutes or two hours — invites consideration of doing something else. In YouTube’s case, of course, the end comes often. Jamie Davidson, a YouTube product manager, says that the 15 minutes of daily viewing by a user typically involves six videos, with the conclusion of each presenting “a decision point, and every decision point is an opportunity to leave”. “We’re looking at how to push users into passive-consumption mode, a lean-back experience,” Mr. Davidson says.“
“La navegación en la Red incita a un tipo de consumo multitarea opuesto a la actitud acomodaticia del televisor. Algunos analistas sostienen que está emergiendo un nuevo modelo de telespectador. Junto al tradicional, acostumbrado a recibir los contenidos (denominado lean back por la posición reclinada en el sofá), nace el otro espectador multipantalla, habituado a buscar lo que quiere consumir (llamado lean forward, inclinado sobre el teclado).“