Jordan Bolton: Os cadarços do assassino sob a manchete
A infância e a vida que não foi em uma foto de jornal Leia mais… »
Metajornalismo e experimentação
A infância e a vida que não foi em uma foto de jornal Leia mais… »
Um trecho do “Discurso Preliminar” à Enciclopédia ou Dicionário Razoado das Ciências, das Artes e dos Ofícios, editada pelos filósofos iluministas Denis Diderot e Jean le Rond d’Alembert, que é útil à prática da reportagem: (…) foi necessário dar, a cada matéria, uma extensão conveniente, insistir no essencial, negligenciar as minúcias e evitar um defeito bastante comum, o Leia mais… »
Publiquei no Digestivo Cultural uma coletânea de trechos dos editoriais de João Gabriel de Lima, que deixou neste janeiro a direção de redação de Bravo!. Neles, o jornalista discute a cobertura feita pela revista e aponta quais os princípios que o guiam: a clareza e a compreensibilidade como valores máximos de um texto; a imersão em Leia mais… »
Vou colecionar retratos literários e artísticos do jornalismo, pelos quais eu acabo passando enquanto leio ou assisto coisas. Este primeiro vem de O Balneário, do espanhol Manuel Vázquez Montalbán. O escritor desenha jornalistas que estão atrás de “mercadoria informativa”, que chegam de assalto, em bando, que invadem, procurando dados por todas as frestas. (…) Na Leia mais… »