Retratos Artificiais

Este trecho de Os Pecados dos Pais, livro de Lawrence Block, descreve o trabalho de investigação como a a produção de uma imagem — aproximada, necessariamente imperfeita. Creio que se aplica ao jornalismo: Eu disse: — Sabe o que é um kit de retratos para identificação, Hanniford? Provavelmente você já viu em reportagens de jornal. Leia mais… »

As Coisas que Deixei de Ouvir

Em Apresentação ou uma Proposta do Ouvir, prefácio do livro Stagium — As Paixões da Dança, Cássia Navas expõe uma situação de entrevista com um detalhe interessante: uma resposta do entrevistado muda os rumos da conversa, ilumina espaços de exploração além do roteiro inicial. – Que você sente quando entra no estúdio, no primeiro dia da Leia mais… »

Jornalismo-Camaleão

Xico Sá, na crônica “Direito de Imagem e Direito de Queimar o Filme“: No meu ideal de jornalismo, nem entrevistar pessoas é preciso, quanto mais autorização para publicar foto. O ideal — senta que lá vem tese delirante deste blogueiro! — é observar os possíveis personagens, deixá-los falar o que eles já estariam falando naquele Leia mais… »

Lead #1: flashes

No Expresso Popular deste fim de semana (04/05 de setembro), a repórter Amanda Barbieri escreveu a matéria “Não o reconheço mais“, sobre o desabafo de uma mãe cujo filho teve o comportamento completamente modificado pelo uso de drogas. Matéria bem completa, há um analista comentando esse tipo de mudança causado por entorpecentes e um box de serviço Leia mais… »

Como fazer um jornal de bairro?

Flávio Fachel, prêmio Esso de 2001, postou no seu twitter 11 dicas para quem quisesse fazer um jornal de bairro. São conselhos que ele tirou da própria experiência: logo depois de formado, implementou um projeto desses e conseguiu uma boa renda. Republico a “receita”, como ele chamou, pela utilidade que pode ter pra todo mundo. Não encontrei Leia mais… »